domingo, 22 de janeiro de 2023

As Artes de Byron

 22 de Janeiro de 1788 nascia o poeta inglês George Gordon Byron, mais conhecido como Lord Byron. Em especial para o seu aniversário trazemos aqui diferentes pinturas do poeta durante sua vida.


Uma das primeiras imagens de Byron mostram sua imagem na infância. A infância de Byron foi turbulenta e marcou muito de seu trabalho já quando adulto, desde sua deficiência, sua infância difícil, seu primeiro amor ainda aos oito anos de idade, o que surpreendeu até mesmo o poeta, e a natureza da Escócia que remarca diversos poemas. 




Uma de suas imagens mais famosas e bonitas, se refere à Byron com 27 anos, um ano antes de seu casamento. A pintura feita por George Henry Harlow, causou diversos comentários na época pelo seu olhar. Como uma forma de piada entre amigos Percy Shelley e Mary Shelley usavam essa imagem para assustar seu filho William para que não desobedecesse.



Nesta pintura de Richard Westall Byron é desenhado como seu personagem principal Childe Harold. O artista convenceu Byron a usar sua própria imagem para vender o livro, não era de seu agrado, mas o poeta no fim cedeu, Byron negava que o poema era baseado em sua própria vida, mas a imagem que se formou entre o poeta e o poema, desde seu lançamento, foi difícil de se separar. 




A segunda imagem. também feita pelo mesmo artista, novamente trazia Byron com trajes de seu personagem.


Prepiani pintou uma fase pouco conhecida de Byron quando ele possuía cabelos mais longos. Byron usou este estilo por pouco tempo e após cortar enviou seus cachos para sua meia-irmã e também alvo de muitas polêmicas Augusta Leigh.


Este esboço foi feito por Lady Caroline Lamb, mulher com quem Byron teve um polêmico caso, na pintura ela retrata Byron e Annabella Milbank em seu casamento, o casamento foi tempestuoso, como foram normalmente os casos de Byron, e não durou muito. Com Annabella o casal teve a filha Ada Lovelace.


Pintado em 1826 esta pintura retrata o final da vida de Lord Byron. O poeta morreu em 19 de abril de 1824 na Grécia, ele viajou ao país para lutar pela liberdade contra o império otomano. Byron contraiu uma forte febre e faleceu aos 36 anos, mas foi visto como um herói para aquele povo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário